Planos de aula



Universidade Tiradentes
Curso de Historia 5º Período Professor Orientador: Emanuele Tourinho
Local do estágio: CREJA Professor Severino Uchoa
Professor da Disciplina: Gilnete Reis Serie: 1º Turma: B   Turno: Vespertino
Estagiarias: Jéssica Soares e Samara Guedes Duração da Aula: 1:40min
Data:18/04/2011

Plano de aula 01

Tema:
Idade Média -  Feudalismo

Conteúdo Programático:
 O Surgimento do sistema feudal
 As características do Feudalismo
 O poder político Feudal
 Organização da Sociedade
 Economia Feudal
 Declínio do Feudalismo


Habilidades:
Identificar em que consistia o Feudalismo
Reconhecer os tipos de poderes políticos e caracterizá-los
Analisar a divisão da Sociedade
Caracterizar em que se baseava a produção econômica

Competências:
Conhecer os elementos que caracterizam as sociedades Feudais
Discutir sobre com se deu a organização política no período Feudal
Comentar sobre as formas de Economia

Metodologia:
Aula expositiva

Recursos Didáticos: Livro didático, Quadro,Pincel/Giz
Bibliografia:

ANDRADE,Elia Barbosa de.Historia medieval.Aracaju:Gráf.UNIT,2010 p. 64-89

ANDERSON, Perry.Passagens da antiguidade ao feudalismo.São Paulo:Brasiliense,2007 p. 143-191
CAMPOS,Flavio de;MIRANDA,Renan Garcia. A escrita da Historia.São Paulo:Escala Educacional,2005 p.118-123
COTRIM,Gilberto.Historia global Brasil e Geral.São Paulo:Saraiva,2002 p.124-128
VICENTINO, Claúdio. Historia geral.São Paulo:Scipione,1997 p. 106-110




Universidade Tiradentes
Curso de Historia 5º Período Professor Orientador: Emanuele Tourinho
Local do estágio: CREJA Professor Severino Uchoa
Professor da Disciplina: Gilnete Reis Serie: 1º Turma: B   Turno: Vespertino
Estagiarias: Jéssica Soares e Samara Guedes Duração da Aula: 50min
Data:19/04/2011

Plano de aula 02
Tema: Idade Média -  Feudalismo

Conteúdo Programático:
 O Surgimento do sistema feudal
 As características do Feudalismo
 O poder político Feudal
 Organização da Sociedade
 Economia Feudal
 Declínio do Feudalismo

 Habilidades:
Identificar em que consistia o Feudalismo
Reconhecer os tipos de poderes políticos e caracterizá-los
Analisar a divisão da Sociedade
Caracterizar em que se baseava a produção econômica

Competências:
Conhecer os elementos que caracterizam as sociedades Feudais
Discutir sobre com se deu a organização política no período Feudal
Comentar sobre as formas de Economia

Metodologia:
Estudo dirigido a partir de aplicação de um questionário.

Avaliação:
 Atividade escrita.

Recursos Didáticos: Livro didático, Quadro,Pincel/Giz

Bibliografia:
ANDRADE,Elia Barbosa de.Historia medieval.Aracaju:Gráf.UNIT,2010 p. 64-89

ANDERSON, Perry.Passagens da antiguidade ao feudalismo.São Paulo:Brasiliense,2007 p. 143-191

CAMPOS,Flavio de;MIRANDA,Renan Garcia. A escrita da Historia.São Paulo:Escala Educacional,2005 p.118-123
COTRIM,Gilberto.Historia global Brasil e Geral.São Paulo:Saraiva,2002 p.124-128

VICENTINO, Claúdio. Historia geral.São Paulo:Scipione,1997 p. 106-110



Universidade Tiradentes
Curso de Historia 5º Período Professor Orientador: Emanuele Tourinho
Local do estágio: CREJA Professor Severino Uchoa
Professor da Disciplina: Gilnete Reis Serie: 1º Turma: B   Turno: Vespertino
Estagiarias: Jéssica Soares e Samara Guedes Duração da Aula: 1:40min
Data:25/04/2011

Plano de aula 03

Tema: Idade Média – Império Bizantino
Conteúdo Programático:
- O Império Romano do Oriente
- Constantinopla
- Justiniano
   - Corpus júris civilis
   - Estilo arquitetônico bizantino
- O cristianismo no Império Oriental
   - As heresias
   - Cesaropapismo
   - Cisma do Oriente
- A decadência do \Império Bizantino
    - A queda de Constantinopla
Competências:
Identificar os princípios de organização do Império
Caracterizar a construção do que foi chamado de idade de ouro do Império
Analisar as diferenças e particularidades da formação cristã do Império
Apresentar o estilo e produção cultural e intelectual do Império

Habilidades:
Compreender a organização e formação do Império
Enumerar as características da construção do Império em sua idade de ouro
Conhecer a formação cristã do Império
Comentar a produção arquitetônica,cultura e intelectual do Império

Metodologia:
Aula expositiva com utilização de recursos visuais.

Recursos Didáticos: Livro didático,Quadro,Pincel/Giz,TV/DVD, Documentário History Chanel

Avaliação:
Atividade escrita.

Bibliografia:
ANDRADE,Elia Barbosa de.Historia medieval.Aracaju:Gráf.UNIT,2010 p. 30-41
CAMPOS,Flavio de;MIRANDA,Renan Garcia. A escrita da Historia.São Paulo:Escala Educacional,2005 p.102-104
COTRIM,Gilberto.Historia global Brasil e Geral.São Paulo:Saraiva,2002 p.98-103
VICENTINO, Claúdio. Historia geral.São Paulo:Scipione,1997 p. 114-117


Universidade Tiradentes
Curso de Historia 5º Período Professor Orientador: Emanuele Tourinho
Local do estágio: CREJA Professor Severino Uchoa
Professor da Disciplina: Gilnete Reis Serie: 1º Turma: B   Turno: Vespertino
Estagiarias: Jéssica Soares e Samara Guedes Duração da Aula: 50min
Data:26/04/2011

Plano de aula 04

Tema: Idade Média – Império Bizantino
Conteúdo Programático:
- O Império Romano do Oriente
- Constantinopla
- Justiniano
   - Corpus júris civilis
   - Estilo arquitetônico bizantino
- O cristianismo no Império Oriental
   - As heresias
   - Cesaropapismo
   - Cisma do Oriente
- A decadência do \Império Bizantino
    - A queda de Constantinopla

Competências:
Identificar os princípios de organização do Império
Caracterizar a construção do que foi chamado de idade de ouro do Império
Analisar as diferenças e particularidades da formação cristã do Império
Apresentar o estilo e produção cultural e intelectual do Império

Habilidades:
Compreender a organização e formação do Império
Enumerar as características da construção do Império em sua idade de ouro
Conhecer a formação cristã do Império
Comentar a produção arquitetônica,cultura e intelectual do Império

Metodologia:
Aula expositiva

Recursos Didáticos: Livro didático,Quadro, Pincel/Giz

Bibliografia:
ANDRADE,Elia Barbosa de.Historia medieval.Aracaju:Gráf.UNIT,2010 p. 30-41
CAMPOS,Flavio de;MIRANDA,Renan Garcia. A escrita da Historia.São Paulo:Escala Educacional,2005 p.102-104
COTRIM,Gilberto.Historia global Brasil e Geral.São Paulo:Saraiva,2002 p.98-103
VICENTINO, Claúdio. Historia geral.São Paulo:Scipione,1997 p. 114-117


Universidade Tiradentes
Curso de Historia 5º Período Professor Orientador: Emanuele Tourinho
Local do estágio: CREJA Professor Severino Uchoa
Professor da Disciplina: Gilnete Reis Serie: 1º Turma: B   Turno: Vespertino
Estagiarias: Jéssica Soares e Samara Guedes Duração da Aula: 1:40min
Data: 02/05/2011

Plano de aula 05
Tema:
 Idade Média- Mundo Islâmico

Conteúdo Programático:
 As características da população Árabe
O Surgimento e as características do islamismo
Expansão Islâmica

 Habilidades:
Caracterizar a divisão da sociedade Arábica
Identificar a fundação do Islamismo
Reconhecer as interpretações das Religiões Islâmicas, Sunitas e Xiitas
Identificar as fases da expansão mulçumana
Reconhecer os tipos de economia árabe juntamente com a sua cultura e sua política.

Competências:
Discutir os elementos que caracterizam a sociedade Arábica
Conhecer a cultura e religião Islâmica
Comentar sobre as formas de economia e política daquela época

Metodologia: Aula expositiva.

Recursos Didáticos: Livro didático, Mapa,Quadro,Pincel/Giz
Avaliação: Atividade escrita.

Bibliografia :
ANDRADE,Elia Barbosa de.Historia medieval.Aracaju:Gráf.UNIT,2010 p. 42-51

CAMPOS,Flavio de;MIRANDA,Renan Garcia. A escrita da Historia.São Paulo:Escala Educacional,2005 p.118-123

COTRIM,Gilberto.Historia global Brasil e Geral.São Paulo:Saraiva,2002 p.104-107

VICENTINO, Claúdio. Historia geral.São Paulo:Scipione,1997 p. 118-123


 Universidade Tiradentes
Curso de Historia 5º Período Professor Orientador: Emanuele Tourinho
Local do estágio: CREJA Professor Severino Uchoa
Professor da Disciplina: Gilnete Reis Serie: 1º Turma: B   Turno: Vespertino
Estagiarias: Jéssica Soares e Samara Guedes Duração da Aula: 50min
Data: 03/05/2011

Plano de aula 06

Tema:
 Idade Média- Mundo Islâmico

Conteúdo Programático:
 As características da população Árabe
O Surgimento e as características do islamismo
Expansão Islâmica

Habilidades:
Caracterizar a divisão da sociedade Arábica
Identificar a fundação do Islamismo
Reconhecer as interpretações das Religiões Islâmicas, Sunitas e Xiitas
Identificar as fases da expansão mulçumana
Reconhecer os tipos de economia árabe juntamente com a sua cultura e sua política.

Competências:
Discutir os elementos que caracterizam a sociedade Arábica
Conhecer a cultura e religião Islâmica
Comentar sobre as formas de economia e política daquela época

Metodologia: Aula expositiva com apresentação de imagens.

Recursos Didáticos: Livro didático, Mapa, Quadro,Pincel/Giz, Utilização de slide. 
Bibliografia:
ANDRADE,Elia Barbosa de.Historia medieval.Aracaju:Gráf.UNIT,2010 p. 42-51

CAMPOS,Flavio de;MIRANDA,Renan Garcia. A escrita da Historia.São Paulo:Escala Educacional,2005 p.118-123

COTRIM,Gilberto.Historia global Brasil e Geral.São Paulo:Saraiva,2002 p.104-107

VICENTINO, Claúdio. Historia geral.São Paulo:Scipione,1997 p. 118-123


Universidade Tiradentes
Curso de Historia 5º Período Professor Orientador: Emanuele Tourinho
Local do estágio: CREJA Professor Severino Uchoa
Professor da Disciplina: Gilnete Reis Serie: 1º Turma: B   Turno: Vespertino
Estagiarias: Jéssica Soares e Samara Guedes Duração da Aula: 50min
Data:05/05/2011

Plano de aula 07

Tema: Idade Média – Cultura medieval
Conteúdo Programático:
A deterioração cultural
Surgimento de um novo tipo de cultura
O controle da igreja- teocentrismo cultural
O desenvolvimento cultura na: Educação;
Literatura;
Música;
Arquitetura;
Ciência.

Competências:
Apresentar a questão sobre o fim de um legado cultural e inicio de outro
Analisar a questão do teocentrismo cultural
Exemplificar o desenvolvimento cultura nas diversas áreas de educação a ciência.

Habilidades:
Compreender a questão cultural da época.
Conhecer algumas das produções culturais e artísticas do período.
Comentar sobre o controle da igreja no campo cultural.

Metodologia:
Aula expositiva

Recursos Didáticos: Quadro,Pincel/Giz

Bibliografia:
ANDRADE,Elia Barbosa de.Historia medieval.Aracaju:Gráf.UNIT,2010 
CAMPOS,Flavio de;MIRANDA,Renan Garcia. A escrita da Historia.São Paulo:Escala Educacional,2005
COTRIM,Gilberto.Historia global Brasil e Geral.São Paulo:Saraiva,2002 p.98-103
VICENTINO, Claúdio. Historia geral.São Paulo:Scipione,1997 p. 155-163


Universidade Tiradentes
Curso de Historia 5º Período Professor Orientador: Emanuele Tourinho
Local do estágio: CREJA Professor Severino Uchoa
Professor da Disciplina: Gilnete Reis Serie: 1º Turma: B   Turno: Vespertino
Estagiarias: Jéssica Soares e Samara Guedes Duração da Aula: 1:40min
Data:09/05/2011

Plano de aula 08

Tema: Idade Média – Igreja
Conteúdo Programático:
A maior instituição medieval
- Constantino
- Concilio de Nicéia
- Edito de Tessalônica
- Organização hierárquica
- A conversão dos bárbaros
- Clero secular e Clero regular
- Os monges
- O poder universal da Igreja

Competências:
Analisar a formação da instituição religiosa como a mais forte do período medieval
Caracterizar as fases de desenvolvimento do poder da igreja
Identificar a divisão hierárquica da igreja
Apresentar a diferença entre clero secular e clero regular

Habilidades:
Compreender a formação da instituição religiosa medieval
Enumerar as fases de desenvolvimento do poder da instituição religiosa
Conhecer a hierarquia da instituição religiosa
Comentar a diferença do clero secular e clero regular

Metodologia:
Aula expositiva

Recursos Didáticos:Quadro,Pincel/Giz

Avaliação:
Atividade escrita.

Bibliografia:
ANDRADE,Elia Barbosa de.Historia medieval.Aracaju:Gráf.UNIT,2010
CAMPOS,Flavio de;MIRANDA,Renan Garcia. A escrita da Historia.São Paulo:Escala Educacional,2005
COTRIM,Gilberto.Historia global Brasil e Geral.São Paulo:Saraiva,2002 p.98-103
VICENTINO, Claúdio. Historia geral.São Paulo:Scipione,1997 p. 128-136




  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS